Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Terapias do bem-estar

Com este projecto, quero ajudar a que todos possam usufruir de toda a informação que transmitimos, trabalharem o vosso auto-conhecimento e o vosso auto-controlo para superarem qualquer desafio.

Terapias do bem-estar

Com este projecto, quero ajudar a que todos possam usufruir de toda a informação que transmitimos, trabalharem o vosso auto-conhecimento e o vosso auto-controlo para superarem qualquer desafio.

Ho'oponopono

Hooponopono-e1461941790136.jpg

Quando falaram-me pela primeira vez sobre a terapia Ho'opponopono fiquei extremamente curioso. Só pelo nome, fazia-me lembrar uma terra de magias e fantasias, como se de um feitiço de cura se tratasse. Quis que me explicassem mais sobre esta terapia e como ela funcionava. Explicaram-me que se trata de uma terapia que limpa todas as nossas energias negativas, mesmo aquelas mais entranhadas no nosso corpo. Uma cura que vem da força dos Deuses do Universo e do nosso Criador. Cada vez mais, os meus olhos brilhavam. Queria saber mais.
Como sou aventureiro, fui à procura do seu significado. Procurei por eventos holísticos, workshops, palestras e formações que me pudessem responder às inquietações que tinha em mente. Encontrei um evento sobre Xamanismo e fui conhecer mais ao pormenor.
 

maxresdefault.jpg

O Xamanismo é um conjunto mais antigo de práticas e técnicas para entrar em contacto com o mundo espiritual e tem a sua origem no período paleolítico. A sua principal característica é a semelhança existente na essência das práticas de povos muito distantes entre si, muitas vezes separados por continentes e oceanos como por exemplo os Esquimós, os indígenas do Brasil e do oriente.

Um xamã é fruto do amadurecimento emocional. Esse amadurecimento leva ao seu crescimento espiritual. "Somente um coração maduro entra no caminho do xamã e uma vez que entra, dá-se conta de que o mesmo caminho, mais cedo ou mais tarde, desapareçe na imensidão desse maravilhoso universo".
 
Nesse evento aprendi que precisamos de adquirir competências e ganhar conhecimentos à cerca das nossas emoções. Precisamos de descodificá-las para entendermos e aceitarmos quem e como somos. Precisamos de adquirir ferramentas para que possamos ter uma agradável conversa connosco e com as nossas próprias emoções. 
 
Quando sofremos com algum tipo de problema, seja de relacionamento, saúde, ou com falta de motivação e nada parece funcionar, o que continuamos a fazer? Continuamos a procurar soluções e respostas através da nossa mente. Analisámos as nossas experiências passadas, as escolhas que tomamos, o conhecimento que adquirimos, as pessoas que conhecemos etc. e tudo isso será sempre fruto do nosso raciocínio, querendo resolver os problemas e as situações.
 
Com a terapia Ho’oponopono, compreendi que o raciocínio não dispõe dos recursos necessários para resolver os problemas. Aliás, o raciocínio só consegue controlar e dirigir os nossos próprios pensamentos e isso não resolve os problemas na sua totalidade. Precisamos de controlar as nossas emoções, assumir o nosso próprio corpo e adaptar a nossa linguagem de pensamento para que haja equilíbrio na nossa comunicação interna.

"Chego sempre ao trabalho à mesma hora do costume e depararo-me todos os dias com uma confusão que à primeira vista parece não ter um fim. Sinto-me aterdoada, cansada e frustrada por toda aquela agitação. Como responsável daquela equipa toda, o patrão ainda me pressiona constantemente para tentar trabalhar daquele jeito. Não sei o que fazer. Tenho medo do que me possa acontecer. Eu chego a casa com ataques de pânico e não consigo controlar. Eu não quero que os meus filhos vejam a mãe magoada. O que mais quero é poder inspirar os meus filhos a serem felizes"

Estas palavras foram de um testemunho de uma cliente que tinha imensos receios perante os problemas da sua vida e que veio ao meu gabinete pedir uma resolução. Um sofrimento desgastante que lhe sugava toda a sua energia vital. Estava sufocada pelos problemas que a sua mente causava no seu próprio corpo e era difícil parar de lembrar-se de todo aquele sentimento de dor e angústia. Sugeri-lhe a terapia Ho’oponopono.  Uma terapia que ao permitir aceitar o poder das forças da natureza e do universo, limpa e purifica a origem de todos os problemas.
 

5cf84-abre_paradigma_holistico252812529.jpg

A ciência neurolinguística explica que a maior parte das vezes, os nossos problemas são originados pelas memórias do passado, recordações que nos afectaram e influenciaram e que se vão repetindo constantemente no subconsciente. São pensamentos que afectam a forma como comportamos. Se julgarmos os acontecimentos do momento presente com as experiências traumáticas e dolorosas do passado, a nossa linguagem interior é afectada. É preciso libertar as nossas emoções negativas para que não afectem os nossos comportamentos e ganhar consciência emocional para saber lidar com elas.

 
Ao aceitar esta cura, neutralizamos as energias negativas associados aos problemas, sejam pessoas, lugares ou situações. Ao longo de todo o processo, essa energia é transformada em pura luz pelo próprio universo.
 
Não devemos de todo, nem precisamos de reviver o sofrimento. Não importa saber o porquê do problema, de quem é a culpa, ou de onde vem. Não é necessário pensarmos de todo. A responsabilidade está em não permitir que o padrão de pensamentos se repita, criando mais problemas, perpetuando a condição de sofrimento. Isto, porque o ser humano só pode viver de duas maneiras: pela programação adquirida num conjunto de memórias e recordações a repetirem-se vezes sem conta, ou então, por pensamentos espontâneos e inspirações divinas.
 

Sem os pensamentos negativos a repetirem-se, sem as crenças limitantes, sem as recordações dolorosas, esse espaço vazio abre-se dentro de nós mesmos,

O Ho’oponopono permite-nos libertar essas memórias desgastantes e dolorosas que causam todo o desequilíbrio e mau-estar. Na medida em que a memória é limpa, pensamentos de origem Divina e de inspiração ocupam esse vazio.
"Eu limpo para estar na Presença de Deus. Uma vez lá, a Divindade dar-me-á tudo que é perfeito e correcto para mim. Eu só sei isso. Esta é a Meta da minha vida. Se eu tenho qualquer meta ou objetivo, é estar na Presença de Deus." Dr. Ihaleakala Hew Len - 23 de Janeiro, 2008
 

ngfyj.jpg

Em Havaiano, Hoo significa “causa”, e ponopono quer dizer “perfeição”, portanto Ho’oponopono significa “corrigir um erro” ou “tornar-lo correcto”.

É importante lembrar que a origem de um problema está na nossa memória e que repete-se continuamente sobre uma má experiência do passado. O Ho’oponopono é um apelo a nós próprios para cancelar as memórias desses problemas que estão a repetir-se e a permitir abrir as portas aos sentimentos da paz que permanecem connosco. 

Na Neuropsicologia, estudos recentes mostram que as pessoas só retêm 15% da informação que experimentam e é em cima dessas informações que a maioria das pessoas julgam. Portanto, desconhecem a verdadeira realidade.
 
Se for o caso, dizer para nós mesmos: “Se existe algo em mim que me faça ser influênciado pelas pessoas de uma determinada maneira, eu gostaria de libertar-me disso.”  
 

Ao afirmarmos estas palavras, estamos a permitir desapegar e libertar essa vontade de controlar as situações, de mudar as pessoas, tentar corrigir o incorrigível, deixando as forças da natureza actuarem, permitindo mudar o nosso mundo interior, o que causará uma mudança também no mundo exterior.

Ser 100% responsável é um caminho de disciplina, por ser o raciocínio tão insistente. Quando ocorre um problema, procuramos sempre alguém ou alguma coisa para culpar. Insistimos em procurar fora de nós a origem dos nossos problemas. 
 
Morrnah Simeona, uma professora e mentora partilhou a seguinte frase: ”Estamos aqui somente para trazer Paz para a nossa própria vida, e se trazemos a Paz para nossa realidade, tudo à nossa volta encontra o seu próprio lugar, o seu ritmo e a sua Paz.” Esta é a essência do processo Ho’oponopono.
 

retention.jpg

Para praticar o Ho'oponopono, devemos repetir as palavras "eu amo-te", "estou grato", "sinto muito" e "perdoa-me" pela ordem que quisermos.

Não há regras em relação ao uso das frases. O mais importante é prestar atenção ao que sente-se, pois a chave de tudo, está nos nossos sentimentos. Essas emoções estão vinculadas ao que chamamos de 'memórias', os registros que ficam na nossa mente. Quando tomamos a consciência do sentimento e pedimos a "limpeza" (usando as frases ou uma frase só como "eu amo-te") por cima do sentimento negativo, a carga de energia dessa emoção é dissolvida sendo capaz de usufruirmos da paz interior.
É muito importante termos atenção aos nossos sentimentos para que tenhamos consciência do que podem fazer-nos, pois ao saber da sua existência, podemos repetir as palavras para "dissolve-los". Deixe que a intuição actue para saber o que é verdadeiro.

Quando iniciamos a terapia, ao dizermos “Sinto muito” reconhecemos que algo (não importa saber o quê) entranhou-se no nosso sistema corpo/mente e queremos o perdão interior.

Ao dizer-mos “perdoa-me” não estamos a pedir a às forças da natureza para nos perdoar, estamos a pedir às forças da natureza para nos ajudar a perdoar.

“Amo-te” transmuta a energia bloqueada do problema fluindo em energia positiva, unindo o nosso corpo e mente ao Divino

“Estou grato” é a expressão de gratidão, a fé que tudo será resolvido para o bem maior de todos os envolvidos.

A partir deste momento o que acontece a seguir é determinado pelas forças da Natureza e poderá ser inspirado a tomar alguma ação, qualquer que seja. Se continuarmos na dúvida, precisamos de continuar o processo de limpeza e logo teremos as respostas quando estivermos completamente limpos dos problemas.
A Limpeza é  feita sempre por cima do sentimento que se apresenta como um incômodo, um estorvo, uma mudança na nossa vibração. Geralmente é uma consequência de um julgamento pois existe a todo o momento uma avaliação, uma critica a partir do leque de categorias e comparações das memórias que compõem o nosso ego.
 
O Ho'oponopono é uma terapia contínua, não se liga nem desliga. É o estar no mundo e não fazer parte dele. 
 
Quando fiz esta terapia pela primeira vez, ensinaram-nos algumas orações de limpeza para um sentimento que nos incomodasse, seja com alguma pessoa, algum lugar ou acontecimento.

“Divindade, limpe em mim as memórias que estão a causar este problema. Transmute-as em pura luz. Assim está feito."
 
“Divino Criador, pai, mãe, filho em Um...
Se eu, minha família, meus parentes e ancestrais lhe ofendemos, à sua família, parentes e ancestrais em pensamentos, palavras, atos e ações do início da nossa criação até o presente, nós pedimos seu perdão...
Deixe isto limpar, purificar, libertar, cortar todas as recordações, bloqueios, energias e vibrações negativas e transmute estas energias indesejáveis em pura luz...
Assim está feito.”
 
Está última, é uma oração original da Kahuna Morrnah Simeona, criadora do Processo Ho’oponopono da Identidade Própria. Uma oração simples mas poderosa.
 
Um conselho que quero transmitir tambem é que, o que vemos de errado nos outros também existe em nós próprios e somos todos Um, portanto toda a cura é uma auto-cura. Na medida em que melhoramos, também melhoramos o mundo. Por isso, assuma esta responsabilidade. Ninguém mais precisa  de fazer este processo, somente você!

Faça estas orações em relação a qualquer problema com qualquer pessoa; ao fazer o apelo ao Divino Criador estamos a dirigir à divindade que existe dentro de todas as pessoas, que é a extensão do nosso Divino Criador.
Só precisa disso ❤️