Ho'oponopono
O Xamanismo é um conjunto mais antigo de práticas e técnicas para entrar em contacto com o mundo espiritual e tem a sua origem no período paleolítico. A sua principal característica é a semelhança existente na essência das práticas de povos muito distantes entre si, muitas vezes separados por continentes e oceanos como por exemplo os Esquimós, os indígenas do Brasil e do oriente.
"Chego sempre ao trabalho à mesma hora do costume e depararo-me todos os dias com uma confusão que à primeira vista parece não ter um fim. Sinto-me aterdoada, cansada e frustrada por toda aquela agitação. Como responsável daquela equipa toda, o patrão ainda me pressiona constantemente para tentar trabalhar daquele jeito. Não sei o que fazer. Tenho medo do que me possa acontecer. Eu chego a casa com ataques de pânico e não consigo controlar. Eu não quero que os meus filhos vejam a mãe magoada. O que mais quero é poder inspirar os meus filhos a serem felizes"
A ciência neurolinguística explica que a maior parte das vezes, os nossos problemas são originados pelas memórias do passado, recordações que nos afectaram e influenciaram e que se vão repetindo constantemente no subconsciente. São pensamentos que afectam a forma como comportamos. Se julgarmos os acontecimentos do momento presente com as experiências traumáticas e dolorosas do passado, a nossa linguagem interior é afectada. É preciso libertar as nossas emoções negativas para que não afectem os nossos comportamentos e ganhar consciência emocional para saber lidar com elas.
Sem os pensamentos negativos a repetirem-se, sem as crenças limitantes, sem as recordações dolorosas, esse espaço vazio abre-se dentro de nós mesmos,
Em Havaiano, Hoo significa “causa”, e ponopono quer dizer “perfeição”, portanto Ho’oponopono significa “corrigir um erro” ou “tornar-lo correcto”.
É importante lembrar que a origem de um problema está na nossa memória e que repete-se continuamente sobre uma má experiência do passado. O Ho’oponopono é um apelo a nós próprios para cancelar as memórias desses problemas que estão a repetir-se e a permitir abrir as portas aos sentimentos da paz que permanecem connosco.
Ao afirmarmos estas palavras, estamos a permitir desapegar e libertar essa vontade de controlar as situações, de mudar as pessoas, tentar corrigir o incorrigível, deixando as forças da natureza actuarem, permitindo mudar o nosso mundo interior, o que causará uma mudança também no mundo exterior.
Para praticar o Ho'oponopono, devemos repetir as palavras "eu amo-te", "estou grato", "sinto muito" e "perdoa-me" pela ordem que quisermos.
Ao dizer-mos “perdoa-me” não estamos a pedir a às forças da natureza para nos perdoar, estamos a pedir às forças da natureza para nos ajudar a perdoar.
“Amo-te” transmuta a energia bloqueada do problema fluindo em energia positiva, unindo o nosso corpo e mente ao Divino
“Estou grato” é a expressão de gratidão, a fé que tudo será resolvido para o bem maior de todos os envolvidos.
A partir deste momento o que acontece a seguir é determinado pelas forças da Natureza e poderá ser inspirado a tomar alguma ação, qualquer que seja. Se continuarmos na dúvida, precisamos de continuar o processo de limpeza e logo teremos as respostas quando estivermos completamente limpos dos problemas.
Se eu, minha família, meus parentes e ancestrais lhe ofendemos, à sua família, parentes e ancestrais em pensamentos, palavras, atos e ações do início da nossa criação até o presente, nós pedimos seu perdão...
Deixe isto limpar, purificar, libertar, cortar todas as recordações, bloqueios, energias e vibrações negativas e transmute estas energias indesejáveis em pura luz...
Faça estas orações em relação a qualquer problema com qualquer pessoa; ao fazer o apelo ao Divino Criador estamos a dirigir à divindade que existe dentro de todas as pessoas, que é a extensão do nosso Divino Criador.