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Terapias do bem-estar

Com este projecto, quero ajudar a que todos possam usufruir de toda a informação que transmitimos, trabalharem o vosso auto-conhecimento e o vosso auto-controlo para superarem qualquer desafio.

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Sushi Vegetariano

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Estava eu na baixa do coração da cidade do Porto quando deparo-me com uma grande propaganda a circular pelas paredes: "Exprimente o nosso suchi" e coisas do género. Como eu sou vegetariano descartei logo a ideia, "tem peixe, não como", disse. Mas, porque não usufruir da imaginação e exprimentar coisas novas? Eu gosto de cozinhar e de saborear novos pratos e perguntei a mim mesmo, "porque não?" e pus mãos à obra. É uma coisa bem simples de se fazer. Agradeço à Léia Silva por me porporcionar esta deliciosa receita.

Este sushi vegetariano é ideal para o Verão em dias quentes pois para além de fresco tem excelentes quantidades de vitamina A (β-caroteno) que é importantíssima para o ser humano. Esta vitamina é eficaz em combater os radicais livres, pois atua como antioxidante, como também protege a visão, evitando o aparecimento de doenças.

Este prato é também rico em hidratos de carbono que oferece energia para quem faz exercício físico. Contém também aminoácidos, vitaminas e minerais essenciais ao organismo.

A proteína do arroz quando combinada com o tofu e com as frutas e as leguminosas fornece proteínas completas para o organismo que são importantes para construção dos tecidos do organismo, e ajuda ainda a reforçar a imunidade e a manutenção das células.

É muito fácil de preparar, parece complicado à primeira vista mas garanto-lhe que é muito prático e económico. Quando fazer uma vez, irá com certeza fazer outra vez num piscar de olhos.

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Ingredientes para mais ou menos 32 sushi:

4 folhas de alga nori (+ ou -  20x18 cm); 400 gr de arroz japonês (grão curto, próprio para sushi) se não gostar e quiser algo diferente, exprimente usar feijão fradinho ou então grão de bico; 600 ml de água; 4 colheres (sopa) de vinagre de arroz; 4 colheres (sopa) de açúcar mascavado; uma pitada de sal marinho; tofu q.b; Quanto ao próprio recheio pode usar as suas preferências desde vegetais até à fruta. Aqui utiliza-se muito o pimento, o courgete, a manga, o ananás, a cenoura e o pepino.

Para servir:

molho de soja (tipo shoyu)

Modo de preparo:

Lave o arroz muito bem e deixe de molho durante 30 minutos. Leve ao lume, deixe ferver, tape e cozinhe em lume brando por 15 minutos. Retire e deixe em repouso durante mais 15 minutos (sem destapar). Noutro recipiente, ferva o vinagre de arroz com o açúcar e com uma pitada de sal. Quando o açúcar derreter, retire do lume e deixe arrefecer. Coloque o arroz cozido numa tigela de madeira ou num pirex de vidro e deixe-o cair sobre o arroz. Misture delicadamente com uma espátula ou uma colher de pau e ventile com a ajuda de uma cartolina grossa (ou algo que faça vento), misturando até que arrefeça. Quando estiver pronto, use o arroz imediatamente, ou cubra muito rapidamente com um pano limpo e húmido para manter a consistência. Estenda num tapete de bambu com película aderente ( os tapetes do Leroy Merlin são muito bons e baratos) e coloque uma folha de alga nori. Mergulhe os dedos em água com um pouco de vinagre de arroz, e espalhe uma camada de arroz sobre a alga. Coloque uma tira de tofu, e depois as leguminosas e a fruta da sua preferência. Enrole a alga em torno do arroz com a propria tábua. Pressione-a ao redor do rolo para fixar a forma. Passe um dedo molhado ao longo da borda exterior da alga para selar o rolinho. Usando uma faca afiada e húmida , corte o rolo em 4 fatias iguais, em seguida, corte cada fatia ao meio para fazer oito pedaços. Repita o processo quatro vezes. Sirva com o molho de soja.

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Nota: Para quem tem uma máquina de fazer sushi, o processo de enrolar manualmente com a tábua de bambu deixa de fazer efeito. Com a máquina o processo é automático, simples e eficaz.

 

Grato ❤️🙏

Jonas Ferreira